domingo, 26 de outubro de 2014

Be Healthy, Be Happy #7 - Produtos Magros, Light e Diet!

Olá meninas,

No meio de tanta dieta e semi-dieta fica complicado saber quais são os alimentos verdadeiramente saudáveis. Além disso, no meio de tanta loucura, foram criados os produtos magros, os light e os diet. A verdade é que os nomes são apetecíveis e fazem as delícias de quem está desesperado por um milagre na dieta. Mas qual será o verdadeiro significado de um alimento magro, diet ou light? É mesmo sobre isso que vos vou falar hoje.


Eu não tenho nada contra esta onda de produtos “saudáveis” mas com tanta publicidade à mistura fica complicado perceber se são mesmo bons e adequados para a nossa saúde ou não. Bom mesmo é fazer uma boa análise das características do produto. Certo? Mas nem sempre vamos ao supermercado com todo o tempo do mundo. Por isso, aqui ficam algumas dicas para saberes quais são os produtos que realmente queres comprar (ou não).

Produtos magros


A principal diferença que existe entre um produto magro e um produto regular é que o primeiro tem um grau mais baixo de gordura comparativamente com o segundo. Normalmente os produtos que mais se encontram com esta designação são o leite e os iogurtes. Assim sendo e dado que apenas o grau de gordura é mais baixo não existe nenhum inconveniente em optares por produtos magros.


Produtos light

São considerados produtos light todos os alimentos que tenham uma redução de pelo menos 25% de um determinado nutriente ou calorias comparativamente com a versão “normal” do mesmo produto.
Os produtos light foram desenvolvidos para dar uma mãozinha a quem se preocupa com o seu bem-estar físico.


Produtos diet


Os alimentos diet são produtos nos quais não existe determinado nutriente ou nos quais determinado nutriente existe em quantidades muito baixas. O glúten e o açúcar são alguns exemplos de nutrientes suprimidos neste tipo de produtos.
É muito importante ter em atenção que ter uma redução significativa de certo nutriente ou até mesmo por não ter certo nutriente na sua composição, não significa que o produto light tem uma redução significativa de calorias em relação a um alimento regular.
Assim sendo, este tipo de produtos são indicados para pessoas com problemas de saúde (por exemplo os diabetes) e não para quem quer emagrecer.


Produtos 0?
Aqui está a verdadeira revelação deste artigo. Tanto para mim como para vocês. Os produtos 0 não são verdadeiramente diferentes dos light ou dos diet. Aliás, a composição é muito semelhante. O que muda mesmo é o conceito de venda. Ou seja, o público-alvo.

Já sabiam todas estas informações sobre este tipo de produtos?


Podem encontrar o artigo base na edição de Novembro da Cosmopolitan.

1 comentário:

  1. Olá Sara :) Foste nomeada pelo meu blog para responder à TAG Liebster Award ;) Fico a aguardar as tuas respostas, um beijinho*
    http://naturecolourviolet.blogspot.pt/2014/11/liebster-award-fui-nomeada.html

    ResponderEliminar

Não te esqueças de deixar o teu comentário. Todas as opiniões são muito importantes para mim. Obrigada :)